REBAIXAMENTO MORAL



No desenvolvimento do ser humano sem dúvida, o estado emocional provocado pelos retraimentos e complexos é um dos mais desagradáveis para o bem-estar e para a realização na vida.

Os retraimentos e os complexos passaram a fazer parte da personalidade da pessoa a partir das falhas ocorridas na educação.


O retraimento que é o comportamento dos complexos identifica a impossibilidade do uso das características e das qualidades psíquicas e mentais positivas. Significa perder a consciência das suas capacidades, de seus valores e de suas potencialidades. E um conjunto de conceitos negativos de si mesmo que se formam através da educação.


As principais causas dos retraimentos e dos complexos são as comparações que os adultos fazem entre as crianças e a preferência sexual durante a gravidez, a descoberta do sexo antes da criança nascer, às humilhações impostas pelos adultos ou coleguinhas, a superproteção, a severidade excessiva, as críticas e reprovação as suas iniciativas, a repreensão, bater na criança com irritação ou raiva e muitas atitudes que possam causar depreciação da identidade humana da criança.


O complexo seja ele qual for, envolve um conjunto de elementos que podem causar sensação desagradável. Pode ser que não exista uma dificuldade de fato, mas, para a pessoa que tem o complexo, a situação é determinada como real.


A superação de um fator negativo não ocorre pela eliminação do mesmo, mas pela sobreposição dos positivos os quais se tornarão predominantes.


A revivescia dos fatores negativos servem como incentivo para desenvolver os positivo e a superação.

Da terapia surge a renovação interior que nada mais é do que colocar em prática os fatores positivos e com isso, eliminar a manifestação do que é negativo. É um propósito junto à ação de recomeçar, reconstruir e formar, através da neutralização do que é o negativo para uma personalidade estruturada.


Quando a estrutura positiva for maior do que as negativas, a pessoa estará apta para viver uma vida equilibrada. É importante frisar que a estrutura positiva deve ser maior que a negativa. Isso não determina que algum fator negativo não exista, mas, somente que o positivo deve ser predominante.


Como em todas as situações que levam a impotência o elemento que está presente é o medo. Quando controlada, é um poderoso agente de auto conservação, mas, quando não e controlado, torna-se um grande imitador das ações da pessoa.


O medo está presente em todos os retraimentos e complexo: medo de não ser aceito pelas pessoas, medo de errar, medo de não ser autossuficiente, medo de perder algo, alguém ou a autoimagem, medo de ser superado, medo do desconhecido, medo de passar decepções e até medo do que as pessoas poderão falar ou pensar.


Ao enfrentar o elemento temido, a pessoa estará superando o medo. Assim ocorre com os complexos e retraimentos em geral.


A superação dos complexos é uma caminhada em busca do aperfeiçoamento e do equilíbrio. A superação ocorre através da superação e do desenvolvimento do autoconceito positivo, como iremos trabalhar durante o processo.


Os retraimentos que são representados pelos complexos, é uma impossibilidade de usar as capacidades, os valores, as potencialidades, as características e as qualidades psíquicas e mentais positivas. É uma limitação causada pela forma de pensar, por um autoconceito negativo e principalmente pela baixa autoestima por uma autoimagem negativa e pela falta de amor-próprio.


Os principais complexos que se manifestam com o retraimento e que limitam as pessoas no desenvolvimento profissional, social e até no desempenho sexual são: complexo de menos valia e de submissão.





Abraços


Paz e Luz

Alice

Profissional de Terapia Holística, Parapsicóloga Alice Follmann

Sou palestrante, parapsicóloga...

Sobre Alice Follmann
Receba atualizações

Você receberá um e-mail para confirmação!

Posts Destacados
Posts Recentes
Siga
  • Facebook Black Round
  • Twitter Black Round
  • YouTube - Black Circle
Procure pelos Tags
EbooK Gratuito Em busca da vida 4 Passos para superar a Depressão

© 2015 criado com Wix.com

Rua Marechal Castelo Branco, 98 - Missal /PR 

 

Todos os direitos reservados à Alice Follman - O Estudo da Mente