ACENDER AS INTELIGÊNCIAS INTRA E INTERPESSOAL.

26.05.2020

 

 

 

Nas inteligências intrapessoal e interpessoal, estão características a serem desenvolvidas para chegar ao sucesso na vida.

 

O uso da inteligência no seu todo, depende da estimulação que ocorre atraves da educação e mais tarde peia autoeducação.

O ser humano por natureza tem algumas necessidades psicológicas que determinam e exigem o equilíbrio pessoal e interpessoal. 

 

As necessidades que exigem auto equilíbrio são: de autor realização, autopreservação, auto identidade, de realização e do prazer. 

 

As necessidades que exigem o equilíbrio social são: aceitação social, interação social, solidariedade, amar e ser amado.

 

Para alcançar o maior nível possível de satisfação dessas necessidades, a pessoa precisa desenvolver no máximo que puder as inteligências intrapessoal e interpessoal. Estas inteligências fazem parte do complexo intelectivo da pessoa, o que tem que ser feito é conhecê-las em suas características e procurar desenvolve-las para fazerem parte da personalidade.

 

Novos estudos comprovam que as aptidões inatas das pessoas que vai desde a habilidade em chutar uma bola, até a capacidade de resolver um problema matemático, ou de dirigir a si mesmo e as pessoas, podem ser desenvolvidas. Isso depende da estimulação, que pode ocorrer através da autoeducação.

 

Isso mostra que as inteligências intrapessoal e interpessoal que determinam a capacidade de liderança não é algo pronto, mas que se pode estimular e desenvolver.

 

Em relação à liderança, antes da chegada das múltiplas inteligências, muitos autores a definiram como uma característica especial de algumas pessoas. Tais conceitos perderam o sentido com as definições da psicologia americana de que tudo depende das inteligências intrapessoal e  interpessoal que podem ser desenvolvidas no decorrer da vida.

 

A Inteligência Intrapessoal é a habilidade de organizar o seu próprio estado psicológico, de administrar os seus próprios pensamentos, sentimentos e emoções e estar bem consigo mesmo.

 

Equivale à capacidade do autoconhecimento da autoaceitação, é a capacidade de formar conceito e um modelo positivo de si mesmo e poder usá-lo para agir eficazmente na vida. É a descoberta do potencial interior e saber usá-lo na construção de uma vida melhor.

 

A pessoa que desenvolve essa inteligência é aquela que aprendeu a usar todas as características, para construir um estado psíquico e emocional de harmonia, equilíbrio e realização. O principal ponto dessa inteligência é a formação de uma personalidade estruturada, voltada para abundancia. 

 

A ausência dessa manifestação, se expressa, pelos retraimentos, complexos, pelas neuroses e muitas outras dificuldades de organização interior.

 

Os principais elementos da inteligência intrapessoal além, do autoconceito positivo são: otimismo, alegria, o bom humor, a humildade, a motivação, o entusiasmo, o respeito humano, a autodisciplina, a organização e a boa educação.

 

Esses elementos formam as características que determinam o sucesso da pessoa consigo mesma.

 

A alegria, é como um jardim florido, sempre é agradável a todos que mantém contato. O otimismo, que leva a pessoa a perceber as coisas boas, quando se refere às pessoas, percebe que as mesmas têm defeitos, mas também tem virtudes que podem ser elogiadas.

 

A pessoa otimista sempre tem uma palavra de esperança. O bom humor, é como a luz, ilumina a quem o tem e a todos que rodeiam. Ser bem humorado é uma decisão que cada um deve tomar e principalmente quem pretende desenvolver, a liderança.

 

A humildade é o sentimento universal de igualdade e é fundamental em todas as relações humanas.

 A motivação é a mola que impulsiona as pessoas para atingir os objetivos propostos.

 

 O entusiasmo é a vibração interior que a pessoa usa para dar calor as suas palavras e ações. O entusiasmo é uma espécie de combustível que move a pessoa que o tem, e impulsiona as pessoas que o recebem.

 

O respeito humano, parte do sentimento humano de igualdade e se resume no seguinte: "Faça aos outros somente que gostaria que fizessem a você e não faça aos outro o que não desejaria que fizessem a você".

 

A autodisciplina é a ordem interior que se reflete no exterior. A organização é o reflexo da autodisciplina e tem como sinal funcional o cumprimento de horário e compromissos. A falta de cumprimento do horário e a falta de responsabilidade de seus compromissos é o primeiro sinal de que a pessoa nunca vai ter sucesso.

 

A boa educação é o resultado da formação de uma personalidade estruturada e têm como manifestação funcional, o saber agradecer, o elogio, não ofender, não humilhar, não magoar, não ser ríspido ou áspero e tratar a todos com cordialidade.

 

Inteligência interpessoal: é a capacidade de se relacionar bem com as pessoas, de compreender, ser participativo e solidário com todos. A pessoa através dessa inteligência se relaciona bem com as outras, é disponível, sente satisfação em seus relacionamentos, é compreensiva e não é autoritária.

 

A inteligência interpessoal está baseada na capacidade de perceber distinções entre pessoas, em especial as diferenças em seus estados de ânimo, motivação, temperamentos e intenções.

Quem desenvolveu a inteligência interpessoal tem aptidão para ser mediador, que evita e resolve conflitos. Sabe orientar as pessoas para a superação. Faz amizades com facilidade. Tem habilidade para apontar soluções. Não é critico e tem convívio social.

 

Sendo que, as principais manifestações dessa inteligência são: transmitir a esperança, ser amigo, o sentimento de aceitação, o perdão, a solidariedade, saber escutar, interesse pelas pessoas, ser compreensivo, valoriza as pessoas, tem respeito humano, sabe elogiar, sabe agradecer, pratica a boa educação, se faz gostar, não é crítico, não é autoritário, não fala ou pensa mal dos outros, pois é compreensivo e mediador, não censura ou acusa, mas auxilia com solidariedade, é generoso e não é condenatório não faz brincadeiras constrangedoras ou de mau gosto, admite a sabedoria dos outros e não agride, mas concilia.

 

Agora que acendeu a sua luz interna dessas inteligências lhe peço faça uma autoanalise e deixe seus comentários de como foi a experiência em tomar conhecimento dessas inteligências.

 

Att.

Alice Follmann

Paz e Luz!

 

Please reload

Profissional de Terapia Holística, Parapsicóloga Alice Follmann

Sou palestrante, parapsicóloga...

Sobre Alice Follmann
Receba atualizações

Você receberá um e-mail para confirmação!

Posts Destacados

COMPREENDA OS 4 ELEMENTOS DA MUDANÇA COM INTENÇÃO DE REPROGRAMAR PARA O PROPÓSITO DE PROSPERIDADE: - O que você escutava quando criança?

25.09.2020

1/3
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Siga
  • Facebook Black Round
  • Twitter Black Round
  • YouTube - Black Circle
Procure pelos Tags
Please reload

EbooK Gratuito Em busca da vida 4 Passos para superar a Depressão

© 2015 criado com Wix.com

Rua Marechal Castelo Branco, 98 - Missal /PR 

 

Todos os direitos reservados à Alice Follman - O Estudo da Mente