Atitudes que você pode adotar para ser mais feliz 6

02.03.2017

 


6 Atitudes que você pode adotar para ser mais feliz

 

Por muito tempo, a psicologia envolveu todos seus esforços em pesquisas sobre a doença mental. Muito se conhecia sobre tristeza, depressão, ansiedade e transtornos mentais e também as maneiras de aliviar a dor das pessoas.

 

A contribuição da psicologia neste campo foi muito significativa. E necessária. Com o surgimento da Psicologia Positiva, abriu-se um novo olhar para o estudo das emoções.

 

Muitas pesquisas foram realizadas, desta vez, sobre a felicidade. O estudo do que faz as pessoas felizes foi determinante para preencher um campo até então desconhecido para a psicologia: as emoções positivas.

 

Assista neste vídeo ao vivo que fiz Como a Psicologia Positiva Pode te ajudar a ser Feliz?

 

 

 

A ideia de pesquisar a felicidade foi a de encontrar maneiras para os indivíduos não apenas aliviarem os sintomas, mas buscarem formas de serem mais otimistas e mais felizes.

 

E sim, é possível conquistar um estado de felicidade, transformando a crença de que a felicidade é feita de momentos.

Momentos são momentos. Fazer alguma atividade ligada ao prazer é importante, mas a sensação de prazer logo acaba. O mesmo não ocorre quando utilizamos nossas forças pessoais em alguma atividade.

 

Além da contribuição da Psicologia Positiva, a ciência e a espiritualidade também nos ensinam formas de aumentar nosso nível de felicidade e otimismo perante a vida.

 

 

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Aqui vão algumas dicas para as pessoas que buscam, mais do que aliviar sintomas, encontrar equilíbrio em suas vidas:

 

1- Seja Otimista

 

A ciência já explicou que nosso cérebro reconhece os comportamentos e sentimentos mais comuns. Se você fica exposta a eventos e pensamentos negativos, seu cérebro se acomoda e entende que este é o caminho natural. Mas se você reage de outra forma, começa a treinar seu cérebro para reações e emoções diferentes, para que se tornem comuns e consigam combater as emoções negativas.

 

O que os otimistas fazem é usar cada vez mais as qualidades positivas que possuem. Eles transformam problemas em oportunidades, olham para o que deu certo, emitem palavras positivas e não têm medo do futuro.

 

Leia mais sobre os segredos que os otimistas não te contaram.

 

2- Vigie seus pensamentos, atitudes e emoções

 

Comportamentos, Pensamentos, Emoções, tudo vibra no Universo. Você atrai aquilo que você alimenta, aquilo onde você coloca seu foco e atenção. 

 

Se você quer atrair algo positivo, afaste o negativo. Procure treinar a sua mente para pensar positivo, sentir positivo e agir positivo.

 

3- Tenha mais momentos de satisfação e menos momentos de Prazer

 

Prazer gera um contentamento momentâneo. Normalmente são aquelas atividades que quando terminam, a alegria acaba.

 

Satisfação gera um contentamento psicológico. São atividades em que você precisa utilizar as suas forças pessoais, se empenhar para vencer. Às vezes enquanto você está fazendo não é prazeroso. Mas quando acaba, o sentimento dura e ajuda a construir um ser humano melhor.

 

Veja este vídeo onde falo sobre Menos Prazer, Mais Satisfação

 

 

4- Selecione o que você lê, ouve e assiste

 

Perceba que quanto mais notícias sobre tragédias você lê, mais ouve falar nisso.

 

Assim como as mensagens de otimismo são compartilhadas, as notícias de tragédias, mortes, corrupção, assalto, doenças, sequestro e outras questões também o são, mas numa escala muito maior. Isso porque as emoções que essas mensagens despertam nas pessoas são muito mais fortes. A vibração dessas emoções tomam conta de nós e nem percebemos que estamos no meio de uma energia responsável, em grande parte, pelo nosso pessimismo e sentimentos negativos.

 

5- Utilize Suas Forças Pessoais

 

Martin Seligman aponta 24 forças pessoais: curiosidade, gosto pela aprendizagem, pensamento crítico, originalidade, inteligência social, sabedoria, bravura, perseverança, honestidade, bondade, capacidade de amar, lealdade, imparcialidade, liderança, autocontrole, prudência, humildade, apreciação da beleza, gratidão, otimismo, espiritualidade, perdão, bom humor, entusiasmo.

 

Veja com as quais você se identifica e procure utilizá-las cada vez mais em seu dia a dia.

 

6- Reconheça os seus sucessos

 

Reconhecer o sucesso aumenta o otimismo, a auto-estima e a esperança.

 

Quem fica apenas prestando atenção nos erros, no que não deu certo, acaba acreditando que nada dá certo na vida.

 

Existe um exercício bem interessante para trabalhar esta questão. O Diário do Sucesso (Todas Nós Deveríamos Fazer em Casa)

 

A partir de agora, que tal prestar atenção no que você está atraindo para a sua vida e praticar cada tópico desses para ser realmente feliz?

 

Beijos no coração!

 

Cintia Suplicy

Psicóloga e Coach

 

 

 

 

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Profissional de Terapia Holística, Parapsicóloga Alice Follmann

Sou palestrante, parapsicóloga...

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