12 Exercícios para Prevenir o Mal de Alzheimer

07.12.2016

 

COMO ELIMINAR O MAL DE ALZHEIMER.

 

Alzheimer é uma doença temível, que inspira medo no individuo, uma sensação de insegurança e incertezas dos seus atos, sente-se confuso e inconformado com sua decadência. A pessoa percebe que a sua memoria não funciona mais como antes e que sua memória está sendo afetada.  E por este fato pode desencadear um estado de ansiedade o que piora ainda mais a doença.

 

Sofre muito e se sente confusa pela dificuldade de muitas vezes não reconhecer os próprios familiares. Ou de achar que não está na sua casa, começa a ter dificuldades de tomar decisões, o estado de humor altera, tem medo e vergonha de não ser mais como era antes.

 

Perde a consciência por suas ações, e sua própria identidade, porque já não pode mais se reconhecer. Perde a sua índole, a coerência dos seus atos, à vontade e o poder de decisão. Precisará dos outros para controlar sua própria vida.

 

O Alzheimer desenvolve sentimentos de indiferença sem prazer e alegria, sem controle do seu próprio corpo. Causa danos mentais e depois o físico padece junto, provocando alterações intestinais e urinárias, perde a vontade de se alimentar, a comunicação fica comprometida, passa a sofrer de insônia, não se ocupa mais com atividades e prefere ficar vagando por aí.

 

A vida com Alzheimer se torna vegetativa, e por não reconhecer mais seus amigos e familiares, e até mesmo seus próprios filhos causa muito sofrimento para a pessoa que está passando e para os que convivem com ela.

 

Quanto mais cedo a pessoa começar a cuidar de si fazendo exercícios alternativos para prevenção ou até mesmo quem já sofre pode amenizar isso, o hemisfério direito de cérebro vai agradecer...

 

A doença de Alzheimer pode ser evitada ou amenizada, simplesmente mudando de mão ao usar os talheres ao se alimentar, lavar a louça com a mão esquerda, escrever com a mão contrária. É verdade!

 

Ou seja, ao mudar algumas rotinas, leva-se a estimulação das forças do cérebro direito. São técnicas para melhorar a concentração, desenvolver a criatividade e inteligência. Realizando estes simples exercícios cerebrais ajudam a manter o cérebro rápido, ativo e saudável, criando novos e diferentes modelos de atividades nos neurotransmissores em nosso cérebro abrindo e ativando novas sinapses cerebrais.

 

Segundo os autores, Lawrence Katz e Manning Rubin (2000), revelam que neuróbica, ou “neurônio aeróbico”, que o cérebro tem uma capacidade extraordinária de crescer e mudar o padrão de suas conexões é uma nova forma de exercício cerebral, projetada para manter o cérebro ágil e saudável, criando novos e diferentes padrões de comportamento e atividades dos neurônios em nosso cérebro.

 

Cerca de 80% da nossa vida diária, é ocupado por rotinas que, apesar de ter a vantagem de reduzir o esforço intelectual, escondem um efeito ruim: limitam e atrofiam o cérebro, não permitindo a renovação e crescimento dos neurônios.

 

Para contrariar esta forma de inclinação, é necessário praticar alguns “exercícios para o cérebro”, que fazem a pessoa pensar apenas no que está fazendo, concentrando-se na tarefa.

 

O desafio da neuróbica está a fazer tudo do contrário do de rotina, forçando o cérebro a um trabalho adicional.

 

Se você se convenceu de que é possível amenizar e até prevenir o Mal de Alzheimer, com alguns exercícios para desenvolver neuróbica que listei abaixo você conseguirá.

 

 

12 Exercícios para prevenir o MAL DE ALZHEIMER, faça isso antes dos 65 anos, comece a se exercitar agora!

 

 

- Use o relógio na mão oposta a normalmente utilizado.

 

- Coma com os talheres com a mão oposta.

 

- Escova os dentes com a mão oposta.

 

- Penteie os cabelos com a mão contrária.

 

-Quando levantar a noite não acenda a luz, caminhe no escuro.

 

- Caminhe ao redor da casa, de volta, ao contrário do que na ida.

 

- Vá ao mercado por outro caminho, e volta por um outro caminho também.

 

- Vista-se com os olhos fechados.

 

- Prove pratos de comidas e sabores diferentes.

 

- Verifique o tempo no espelho (olhe o relógio pelo espelho).

 

- Alterar a forma de rotina para ir e voltar para casa.

 

- Você pode fazer muitas outras coisas e tantos outros exercícios, dependendo de sua própria imaginação.

 

 

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A ideia é mudar a rotina de comportamento. Para isso, precisamos fazer algumas coisas diferentes, para exercitar o outro lado de seu cérebro (o direito), estimulando-o dessa forma.

 

Vale a pena tentar!

 

Saia da rotina, tente e invente, faça diferente e sinta admiração por você!

 

É bom desenvolver todas as neurobicas!!

 

E nunca teremos mal de Alzheimer!!...

 

 

Qual exercício você pensou em fazer agora?

 

 

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Profissional de Terapia Holística, Parapsicóloga Alice Follmann

Sou palestrante, parapsicóloga...

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