Emoções, como o depressivo as vive?


  • O que você sente e pensa quando se deprime?

O depressivo tem muito medo de se sentir rejeitado. Qualquer coisa que acontece ou ouve absorve com sentimento de rejeição ou reprovação. Sofre muito com isso, se torna muito sensíveis, como se ele não tivesse valores e não fosse importante.

O depressivo têm medo do próprio sentimento, imagina não conseguir controlar. Fica imaginando muitos medos. A mente dele cria os medos. Enquanto os medos estão na mente pensa conseguir controlar. Mas quando abre o medo à outras pessoas se sente como se estivesse perdendo o controle, como se estivesse colocando a si próprio em perigo.

Tem medo de abrir e compartilhar os sentimentos com uma pessoa amada, com colegas de trabalho, com familiares. Se o fizer imagina colocar a sua vida em perigo, então evita emoções extremas, não se entrega e não confia, tem medo e sofre muito.

Felizmente para evoluir e aprender é necessário começar pelas emoções. Para aprender novas competências que ajudará a superar, a enfrentar os medos, libera-los para mudar os hábitos e não ter medo dos sentimentos, aceita-los como naturais. Se as outras pessoas conseguem aceitar os sentimentos com naturalidade você também pode.

A ansiedade e o medo de ser deixado de lado, ingerido pelas emoções é o problema encoberto que vem por baixo e não se manifesta claramente em muitas situações humanas. Quando na verdade não se precisa temer nada.

A maioria dos sofrimentos é desenvolvido pelo medo e hábitos de quem passa por estados depressivos.

Ao enfrentar o medo ele deixa de ser uma ameaça. A pessoa depressiva tem um talento especial para dramatizar sentimentos. Diz que pode viver sem artifícios artificiais, se aceitar, se envolver socialmente, culturalmente, intelectualmente. Desenvolver a autoaceitação, buscar o seu eu superior e viver naturalmente como as outras pessoas vivem.

Agora, você deve estar meio confuso e querendo saber de onde vêm esses sentimentos.

Continue lendo para entender como surgem os sentimentos tanto negativos quanto positivos, porém neste momento focarei na explicação de como surge os sentimentos negativos para que você possa aprender e identificar situações em sua vida e que fará você compreender melhor a situação em que vive.

Mas da onde vêm esses sentimentos?

São emoções sentidas e reprimidas desde a vida intrauterina e por erros de educação, vivenciados com seus pais.

Vida Intrauterina - 5 Fatores que desencadeiam a angústia.

Quando a criança se sente culpada, com sentimentos de frustração, zangadas com os pais, tenha sofrido decepções, com vontade de fugir, achando que os pais não eram bons o suficiente, tenha ficado com raiva, tenha fantasiado até de assassinar os pais... Achar que não pertence aquela família. Mesmo diante destas situações, como ama seus pais e depende deles, tenta esconder tais sentimentos reprimindo-os, e gravando-os no inconsciente, assim se sentindo culpado e com complexo de menos valia.

Esse processo de reprimir os sentimentos e ainda se sentir culpado ou envergonhado sobre eles é uma das piores atitudes da nossa mente. Não permitindo imaginar desejos de alivio, culpando-se. Não podemos fazer isso!

Todos os seres humanos sentem emoções tanto negativas quanto positivas que oscilam no decorrer do dia, de momentos em momentos dependendo das situações, isso é normal. Mas o depressivo sente certa neutralidade em relação às emoções, é uma das principais razões porque o depressivo está normalmente cheio de culpas e autoacusação e não tem consciência disso.

Este é um dos grandes segredos da depressão.

O depressivo é cheio de culpa por sentimentos, desejos e impulsos que não tinha percebido ter.

Se você for se sentir culpado de qualquer modo, é melhor que você conheça o motivo da sua autoculpa. Procure identificar e fazer algo por você para sair dessa culpa. Procure se conscientizar dos seus sentimentos. Esse é o primeiro passo, deixe de atribuir os seus infortúnios à outras pessoas, e supere a sua culpa.

Espero que esta matéria tenha te ajudado de alguma forma. Te convido a se cadastrar na nossa lista para receber semanalmente nosso e-mail com atualizações do site.

Deixo aqui mais materiais que eu já publiquei sobre a Vida Intrauterina e a depressão que vão te ajudar a compreender melhor suas emoções e assim fazer você buscar a mudança para viver melhor com seus sentimentos e emoções.

Fases da Vida 1 - Vida Intrauterina e a Formação da Personalidade

Vida intrauterina - Gestação – 5 Fatores que desencadeiam a Angústia

Ir para o canal do O ESTUDO DA MENTE no Youtube >> Clique aqui <<

Comente e compartilhe

Profissional de Terapia Holística, Parapsicóloga Alice Follmann

Sou palestrante, parapsicóloga...

Sobre Alice Follmann
Receba atualizações

Você receberá um e-mail para confirmação!

Posts Destacados
Posts Recentes
Siga
  • Facebook Black Round
  • Twitter Black Round
  • YouTube - Black Circle
Procure pelos Tags
EbooK Gratuito Em busca da vida 4 Passos para superar a Depressão

© 2015 criado com Wix.com

Rua Marechal Castelo Branco, 98 - Missal /PR 

 

Todos os direitos reservados à Alice Follman - O Estudo da Mente