Além da recuperação da depressão: Uma visão positiva do futuro

31.08.2016

 

  • Você quer mais plenitude na vida?

  • Você se projeta para o futuro?

  • Você trabalha com maturidade e sabedoria?

  • Como sair da competência para ser criativo?

 

 

 

Cadastre-se agora no campo abaixo, e receba semanalmente meus e-mails com as atualizações

 

Infelizmente para muitos a recuperação da depressão é chegar ao mesmo estado de vida de antes. Entenda, não é isso que queremos aqui, pois o estado de antes foi justamente aquele que te levou a se tornar intolerável. Aqui queremos ir além da recuperação.  Aprender novas competências, que conectam o seu cérebro para luz da sabedoria e maturidade isolando da depressão e hormônios do stress, para não haver mais recaídas.

 

Você quer mais plenitude na vida?

 

A depressão tira a alegria e o prazer, isso faz com que as pessoas começam a evitar você e se ressentir. Você não tem mais motivação. E tem que fazer um esforço danado para vivenciar experiências positivas e ter consciência dos sentimentos que eles trazem.

 

Então podemos fazer algo para reconectar o cérebro de novo aos hormônios de prazer e do bom humor. Praticar meditação tipo plenitude mental diariamente. Veja as coisas como realmente são, pare de julgar, participe das coisas belas e naturais, tenha experiências sensuais, e veja a beleza das outras pessoas. Se volte mais para o lado positivo, saia do lado sombrio, você pode se reprogramar.

 

Vou passar algumas dicas para te ajudar a se sentir bem, ao invés de só aliviar a angústia. Estas dicas vão te mostrar um caminho para ser mais alegre na vida. Richard O’Connor já aplicava estas dicas:

 

- Cada dia tire um tempo para refletir sobre si mesmo. Pode ser durante uma caminhada; no banho; ou na igreja. Onde nada te distrai. Veja a si mesmo como um sábio e amoroso.

 

- Observe aonde vai sua mente quando a deixa só. Ela se conecta no sucesso ou nas falhas? Está no passado ou no futuro?  Trabalhe para observar seus pensamentos, para não ser comandados por eles. Você tem este poder de domínio sobre você.

 

- Você constantemente julga a si mesmo? Julgamento é depressivo. Este julgamento é um tirano que bate em você para te derrubar. Julgamento é uma versão distorcida de realidade. Supere o passado, saia das lamentações, e autocondenação. Deus não castiga, não pune e nem condena, pois sempre perdoa. Deus é amor, alegria, e felicidade. Se perdoe.

 

- Saia da preocupação e dos medos. Sinta-se competente e adequado, não precisa trabalhar muito durante a vida toda, pode ter esperança e felicidade. Todos somos competentes e adequados, mas cada um do seu jeito e isso tem seu valor, não tem dois seres humanos iguais. Encarre os seus medos aí eles perderão todo o poder sobre você.

 

- Preste atenção aos seus sonhos. Sonhos é o inconsciente falando para o consciente em sentido figurado. Tente observar qual a mensagem que o sonho lhe traz. Ou busque um terapeuta para ajuda-lo a interpretar.

 

- Identifique padrões repetitivos em sua v ida. Retire eles de sua vida. Por exemplo: Se sentir explorado; desapontado; rejeitado; infidelidade.  Tire essa bagagem de sua vida. Deixe para trás.

 

- Tire as dores do seu corpo. Existe um sentido simbólico nas dores. Dor nas costas pode significar que está carregando peso que não é seu. Fadiga pode estar dizendo que você está com medo e sobrecarregado. Problema respiratório pode ser que alguém está cortando o seu ar. Dor de estomago, engolindo algo que não consegue.

 

Dor nos joelhos? Saiba uma das causas

 

 

- Converse com seu íntimo. Há algo em você que você não quer ver? Você permite seu melhor amigo dizer algo sobre você que ele vê em você?

 

- Pense no seu passado. Em que momento as coisas começaram dar errado? Quando você começou a ter medo ou se sentir diferente ou defeituoso? Veja e analisa toda sua vivência do passado, procure entender a aceitar e superar.

 

- Identifique algumas feridas e injurias e veja como você se adaptou a elas. Nossas adaptações são realmente a maior parte do problema.

 

Se você não consegue se convencer que tudo isso vai funcionar, então finja. “Finja até conseguir fazer”. É um bom conselho, sei que terá duvidas, mas continue praticando de qualquer modo. Você não tem que acreditar em tudo que estou lhe dizendo.  A prática leva você a acreditar.

 

Você se projeta para o futuro?

 

Você pode se projetar para uma visão positiva do futuro construindo um quadro mental do que você pretende alcançar, formado pelos objetivos a serem atingidos e pela convicção de poder concretiza-los.

 

Renovar as esperanças em relação aos sonhos e aspirações que sejam além da vida normal que você levava antes da depressão. Falo além, porque se você volta a ter a mesma vida de antes você vai ter muitas recaídas, pois foi esta vida de antes que te fez deslizar em estado depressivo.

 

Você pode ativar o poder realizador que existe por natureza dentro de você que foi reprimido pela sua vivência do passado e assim chegar ao sucesso e a felicidade. Ter uma visão positiva do futuro e por ela em ação. A nossa mente precisa ter bem claro e objetivo o que pretendemos alcançar. Isso determina o sucesso e a felicidade.

 

Você trabalha com maturidade e sabedoria?

 

As pessoas depressivas precisam mais dos outros para se sentir inteiro, esperançoso e competente. Porém, raramente procura o que precisam no outro. Distorcem suas necessidades apresentando-as de modo auto defensivo.  Quando são capazes de perceber a realidade mais corretamente será muito mais provável que suas ações tenham o efeito desejado.

 

George Vaillant lista no seu livro (A Sabedoria do Ego), cinco defesas maduras:

 

- Ser Altruísta. Saber que outra pessoa tem algumas das mesmas necessidades que você, e se sentir melhor consigo mesmo tomando conta das necessidades dos outros. Abrir-se para o amor e o respeito dos outros. “Se eu sou rico e feliz os méritos são meus e se sou pobre e infeliz a culpa não é dos outros”. Isso é ser altruísta.

 

- Sublimar. Pegar os seus sentimentos fora do controle e lhe permitir serem expressos diretamente de forma assertiva, sem machucar ninguém. Aceitando que pode expressa-los naturalmente sem peso na consciência.

 

- Suprimir. É a decisão consciente de adiar uma ação de corte ou de dispensa. Podemos deliberadamente decidir que esperar é sábio, ou podemos nos sentir confusos e incertos para nos levar para uma decisão mais assertiva lá na frente.

 

- Antecipação. Significa a ansiedade sobre um conflito e lidar com ele antecipadamente, em conta gotas, quer dizer aos poucos, se preparar, fazer listas, praticar e se avaliar para ver se está preparado e assim relaxar.

 

- Humor - é o mais difícil de definir. O humor pode amenizar o conflito. A pessoa depressiva tem desejos porem a realidade dela é outra. O humor invade a situação depressiva. Isso não retira da consciência os conflitos e a ansiedade, mas rouba uma parte da energia negativa e transforma em positiva. Aprender a rir dos absurdos da vida é muito melhor que lutar contra moinhos de vento.

 

Como sair da competência para ser criativo?

 

Todos precisamos ser criativos na vida, mas tendemos a pensar em criatividade como algo só para artistas. Os que escrevem, pintam, dançam, compões música ou fazem esculturas. Mas o senso de criatividade é algo que todos precisamos em nossa vida.  Criatividade é um modo de dizer o que pensamos, sentimos e o que interessa. A criatividade é um dos melhores remédios contra a depressão. Recuperar os meios para criar traz sentido para a pessoa. É importante fazer um esforço deliberado para ativar o espirito criativo que existe em seu interior. Somos seres em evolução, servimos para um propósito. O desafio é encontrar modos de crescer, produzir e criar depois de perceber que a vida é curta e que não podemos fazer tudo que queremos. Devemos ser produtivo, generosos, carinhosos, centrado. Ser criativo racionalmente e emocionalmente, dominar a ansiedade. Para se sentir bem mesmo deve se sentir desafiado. Isso dentro daquilo que te traz sentido na vida, que te proporciona prazer e alegria.

 

3 Dicas que podem te levar para além da superação da depressão

 

 

Ainda não recebe meus e-mails?!

Se cadastre agora no campo abaixo, e receba semanalmente meus e-mails com as atualizações

 

Se você já recebe meus e-mails, continue acompanhando o Caminho da Superação que estou “destrinchando” aqui para você.

Comente e compartilhe abaixo

Please reload

Profissional de Terapia Holística, Parapsicóloga Alice Follmann

Sou palestrante, parapsicóloga...

Sobre Alice Follmann
Receba atualizações

Você receberá um e-mail para confirmação!

Posts Destacados

COMPREENDA OS 4 ELEMENTOS DA MUDANÇA COM INTENÇÃO DE REPROGRAMAR PARA O PROPÓSITO DE PROSPERIDADE: - O que você escutava quando criança?

25.09.2020

1/3
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Siga
  • Facebook Black Round
  • Twitter Black Round
  • YouTube - Black Circle
Procure pelos Tags
Please reload

EbooK Gratuito Em busca da vida 4 Passos para superar a Depressão

© 2015 criado com Wix.com

Rua Marechal Castelo Branco, 98 - Missal /PR 

 

Todos os direitos reservados à Alice Follman - O Estudo da Mente