Superação da depressão: O que realmente importa neste processo

24.08.2016

 

A superação da depressão é conjunta, integrada e integral. É o espírito, a mente e o corpo que precisam de atenção.

 

Quero te fazer algumas perguntas, e depois vou responde-las a você mais abaixo:

 

  • Como está sua vida espiritual?

  • Como está a sua mente?

  • Como está o seu corpo?

  • Você sente seus sentimentos?

  • Você produz com tristeza?

  • Você mantem a sua vida acima dos pensamentos negativos?

  • Você cuida de si?

  • Como é a sua comunicação?

  • Você estabelece prioridades que te dê sentido à vida?

  • Remédios químicos são necessários?

  • Você busca ajuda quando é necessário?

Não podemos nos descuidar de nada. Tudo se complementa, interagem e dependem um do outro.  Um espírito doentio, sem Deus, manifesta-se igualmente doentio. O organismo (corpo) somatizará, como consequência, os males que a mente (Psique) vivencia, pensa e sente.

 

Os estudos mostram que a terapia, a longo prazo, alcançam resultados muito melhores que os tratamentos comuns e de remédios. É como uma pessoa que quer ter o corpo esbelto e vai fazer exercícios físicos para conseguir o corpo que deseja deve se determinar e persistir. Na superação da depressão é mais ou menos assim também, mas não é para sempre, somente até superar a depressão, mas para ter o corpo que deseja é preciso se determinar a vida toda.

 

É necessário um programa autodirigido de recuperação com um profissional, aqui deixarei alguns princípios para a recuperação. Com o cuidado de que essas ideias tenham o objetivo de servir como estímulo de que busque ajuda. Aqui deixo apenas alguns passos, pois percebo nos meus atendimentos que é o pensamento, assimilação, meditação, debate, mesmo questionando o significado dos princípios básicos, que os traz a vida.

 

Como está sua vida espiritual?

 

Procure alguém que lhe ajude abrir os canais com Deus e religa-los com o criador. Alguém dentro do teu dogma de fé.

 

Como está a sua mente?

 

A meditação tipo plenitude mental pode reprogramar seu cérebro de modo que você possa parar com sua preocupação obsessiva e foco em si. Pode reinstalar o termostato dentro de você para que possa experimentar mais felicidade que nunca. Ter controle sobre si. Os profissionais competentes em Terapia Holística saberão ajuda-lo a reavaliar seu passado, tomar as rédeas do presente e planejar seu futuro. Por que é isso que deve ser feito. Você precisa de um sentimento maior para sua vida. E de assumir o comando. As escolhas são sempre suas, é claro com ponderação, pois as consequências das escolhas também são suas.

 

Um bom mantra para ser praticado:

“Deus, dê-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar as coisas que posso e a sabedoria para saber a diferença”.

 

Como está o seu corpo?

 

Se há sintomas no corpo, eles precisam ser tratados, procure um bom massoterapeuta, um médico de sua confiança e um Terapeuta Holístico para que a superação aconteça mais rápido. Se já está no corpo é por que já passou muito tempo na mente antes. O corpo demora um pouco mais para recompor-se. A mente pode mudar em questões de minutos. O corpo levará dias, semanas ou meses. Cuide bem dele! Siga todas as orientações dos profissionais.

 

Você sente seus sentimentos?

 

A depressão é um esforço para evitar sentimentos. Muito que os depressivos supõem ser caráter e personalidade é o resultado de anos de uso de mecanismos de defesa autodestrutivo. Adotam um esforço de se isolar das dores e das emoções que os incomodam. As emoções são importantes sinais para nós sobre a vida. Sinais que existe algo a ser feito ou aprendido. Tentar evita-los ao invés de experimenta-los nos priva de informações importantes para a vida. Faz com que nós não percebemos ser capaz de evitar emoções desagradáveis, como também faz nos esquecer de sentir e curtir as coisas boas da vida.

 

Não a nada realmente a temer sobre sentimentos. Sentimos emoções positivas e negativas também, é natural do ser humano, e não tem nada de errado nisso. Podemos expressa-los, desde que não machucamos o próximo.

 

“Somos como uma boia na água, as ondas podem bater em nós, mas temos um equilíbrio, um lastro que significa que eventualmente voltaremos a uma posição estável. Temos que confiar que podemos navegar nas ondas”.

 

Você produz com tristeza?

 

Nada se produz com tristeza, quando sente mudança de humor, há sempre uma razão. Preste atenção, algo aconteceu que mexeu com seus estados emocionais. Mesmo quando esta em depressão pode acontecer fatos que altera ainda mais o mau humor. É natural, e tem razão de se sentir como está se sentindo.

 

O importante é identificar os fatos e eventos que mexem com seus estados emocionais. Saber o que faz mal é o primeiro passo para a recuperação. Quando entendemos o que está causando a angústia, lembre-se de que só há três passos a seguir; alterar, evitar, aceitar. Tente mudar a situação, ou evitar a situação em primeiro lugar e se não puder fazer qualquer dos dois, compreenda e trabalhe a aceitação para a superação.

 

Você mantem a sua vida acima dos pensamentos negativos?

 

Mantenha se acima dos pensamentos depressivos, cada vez que vier um pensamento negativo em sua mente você pode transforma-los em positivo, você tem esse poder, somente requer um pouco de esforço e disciplina. Lembre-se o universo dá para nos mais do mesmo, então, projete sua mente para o positivo e receberá do cosmo somente coisas positivas. Pare de olhar o mundo com lentes nubladas. Veja as coisas reluzentes e coloridas.

 

O positivo prevalece sobre o negativo, é como energia elétrica, existe o negativo e o positivo e é o positivo que transmite a luz. Mude os seus hábitos de pensar e ver as coisas. Tudo pode ser mudado. Identifica a critica interior e pare de ouvi-la. Cada vez que escuta aquela voz, lembre a si mesmo. Isso não me serve, isso é ruim, isso não é para mim e imediatamente posicione a sua mentem algo positivo.

 

Pense positivamente, A Lei do Pensamento positivo.

 

Você cuida de si?

 

Precisamos se gostar. Um modo de aprender a gostar de si mesmo é trabalhar para sentir orgulho. Use alguns minutos do dia e anote num caderno uma lista de três coisas que você fez durante o dia com as quais se sentiu bem. Tarefas difíceis que você se esforçou a fazer ou mesmo atos espontâneos de generosidade ou intimidade. Depois de uma semana, olhe o caderno com todas as coisas que você fez durante a semana que o fizeram sentir bem. Praticando isso logo começará a te fazer se sentir bem sobre si mesmo.

 

Outro modo é prestar atenção a pequenos prazeres. Muitos depressivos não vivem o momento presente. Ficam preocupados sobre o que vai acontecer ou sobre o que já aconteceu. Mude este hábito.  Cultive uma melhor percepção de como a sua mente o afasta do presente. Quando você percebe traga-a de volta. Preste mais atenção aos seus sentidos que aos seus pensamentos. Preste mais atenção ao sabor dos alimentos, aos sons, as cores a sua volta. Faça o que puder para tornar as coisas mais agradáveis para si mesmo. Pratique atividades desafiadoras, que ocupam sua mente e corpo que queiram um alto grau de concentração. Aprenda a relaxar. Brinque sempre que tiver chance. Faça cursos, cante, dance, faça exercícios aeróbicos, ouça o seu corpo, e aprenda a ouvi-lo.

 

Como é a sua comunicação?

 

Desista do desejo de que as outras pessoas nos entendam meramente porque nos amam. Se não dissermos às pessoas o que queremos, não podemos esperar obter nada delas. Se não dissermos às pessoas como estamos nos sentindo, não podemos esperar que elas nos entendam. Temos que aprender a falar uma língua clara e direta, sem rodeios e temos que aprender a enquadrar o que dizemos com como o dizemos. Também temos que ser responsáveis por ouvir cuidadosamente o que os outros dizem. Se não entendermos, temos que pedir esclarecimento.

 

Você estabelece prioridades que te dê sentido à vida?

 

O importante é saber ponderar, você tem que fazer escolhas. Quanto mais tempo você passar na terra fazendo coisas que o ajudam a obter o que realmente gosta, mais feliz se sentirá a cada dia. Quanto mais tempo gastar fazendo coisas que não gosta ou sem importância, mais horrível se sentirá. Mas você não pode fazer tudo o que quer. Você não pode agradar a todos.  Devemos ter foco, casos contrários às outras pessoas interferem com suas conquistas daquilo que você quer. Escolha, determine, mude. Pare de deixar-se ser empurrado por seus próprios maus hábitos e faça um esforço sério para seguir suas próprias prioridades, aquelas que fazem o seu coração cantar.

 

Remédios químicos são necessários?

 

Muitas vezes sim, seu efeito, porém demora em se fazer notar, entre três a quatro semanas. E, como fica entre este meio, quem está desesperado, com ideia suicida perseguindo-o dia e noite? Alguém precisa fazer algo. Recomenda-se fortemente procurar um Terapeuta Holístico, ou um Psicólogo.

 

É preciso incentivar o depressivo; sustenta-lo em sua fraqueza, fortalece-lo em sua fé insegura. Ninguém melhor que um profissional bem preparado para escutar, acolher e reanimar a alma do deprimido. Com fé e amor leva-lo ao seu autoconhecimento.

 

Você busca ajuda quando é necessário?

 

Demorar em buscar ajuda pode ser um dos piores caminhos, é o que a maioria ainda faz. Aprenda a identificar os sinais que podem lhe dizer quando você esta caindo em depressão. Estes sinais variam de pessoa para pessoa.

 

Você pode ter problema para dormir. Você pode estar tendo problema de concentração. Você poder estar irritado e quieto. Você pode estar com um carroço na garganta ou um nó no estomago. Você pode não achar graça das coisas, ver tudo nublado cinza. Chorar por qualquer coisa ou sem motivo aparente. Não ter mais ânimo de fazer as coisas.  Seus sinais de alerta podem ser únicos. Mas quando os vir busque ajuda.  Não diga a si mesmo que isso vai passar. Não diga a si mesmo que deveria ser mais forte. Ir pelo menos uma vez a uma sessão de terapia com seu terapeuta holístico. Pode ser bastante para deter o seu deslizamento morro abaixo.

 

Lembre-se sempre. Sem a sua participação, a verdadeira superação não acontece. Apenas os remédios não vão fazer isso. Eles até podem manter a depressão sob- controle, mas não a eliminará. Sem falar que queimam muitos neurotransmissores que deixam as pessoas letárgicas com o tempo.

 

Meditação, exercícios de relaxamento, fé, oração, pensamentos positivos, mente alerta, química e ou fitoterápicos, florais, homeopáticos, Yoga, exercícios físicos e caminhadas, boa alimentação, lazer... Valha-se de tudo que é bom, e você viverá saudável e feliz.

 

 

Veja aqui 2 outros princípios que complementam a matéria:

 

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Profissional de Terapia Holística, Parapsicóloga Alice Follmann

Sou palestrante, parapsicóloga...

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